Olá Visitante!

Conferencistas 2016

Jadir Lessa

img

Pesquisador e Professor Adjunto (DE) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, lecionando nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Vice-Presidente do Conselho Editorial da Editora da UFMA (EDUFMA). Membro da Comissão Editorial da Revista Psicologia: Ciência e Profissão do Conselho Federal de Psicologia - CFP. Membro do Conselho Editorial das Revistas: a). Transdisciplinar de Gerontologia da Universidade Sénior Contemporânea - Porto - Portugal; b). Fenomenologia & Psicologia da UFMA; c). ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro da Comissão Científica dos Encontros Ludovicenses de Fenomenologia, Psicologia Fenomenológica e Filosofias da Existência da UFMA. Membro dos Grupos de Pesquisa: a). Filosofia e Psicologia Clínica da UFF; b). Psicoterapias Existenciais e Humanistas da UFMA; C). Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica da UFMA. Pesquisa no momento os seguintes temas: As modulações do conceito de essência humana e suas implicações no processo de deslocamento da clínica, do plano da moral para o plano da ética, nas abordagens Psicoterápicas de base Existencial e Humanista. Títulos Acadêmicos: Doutor em Psicologia (Clínica e Subjetividade) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008-2011). Mestre em Psicologia (Clínica e Subjetividade) pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2004-2006). Especialista em psicologia clínica pelo Conselho Regional de Psicologia - RJ (2002). Especialista em Terapias Corporais pelo IBMR - RJ (2000 - 2002). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1973-1977). Funções Exercidas: Psicólogo Clínico, com mais de 30 anos de experiência no atendimento individual e em grupo, tanto em psicoterapia quanto em supervisão clínica; Presidente da Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica - SAEP e Diretor Geral do Jornal Existencial On Line: www.existencialismo.org.br 

Autor dos livros: Solidão e liberdade, A construção do poder pessoal, A clínica como exercício ético dos encontros afetivos e Análise Existencial: princípios fundamentais (no prelo). Coautor dos livros: Arte e ressonância, A infância medicalizada: discursos, práticas e saberes para o enfrentamento da medicalização da vida, Fenomenologia: Teoria e Clínica, Fenomenologia e Psicologia: Estudos teóricos e investigações empíricas contemporâneas e Terapia poética. 

Autor dos artigos: A Análise Existencial e a Cura pela Intimidade. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 5, p. 1, 2015; O Movimento Existencialista como Quebra de Paradigma. Jornal Existencial On Line, v. 8, p. 2, 2012; Gênese e desenvolvimento da análise existencial. Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 2, p. 332-344, 2012; A Origem da Psicoterapia Existencial. Jornal Existencial On Line, v. 7, p. 2, 2011; A Ética do Acontecimento Segundo o Pensamento Estóico. Jornal Existencial On Line, v. 6, p. 2, 2010; O Que Pode um Corpo? Do que seu Corpo é Capaz?. Jornal Existencial On Line, v. 5, p. 2, 2009; Humano, Simplesmente Humano. Jornal Existencial on line, v. 4, p. 2, 2008; A Construção do Poder Pessoal. Jornal Existencial on line, v. 3, p. 1, 2007; A Abelha Não Pode Ser Feliz. Só o Homem Pode!. Jornal Existencial On Line, v. 2, p. 2, 2005; Solidão e Liberdade. Jornal Existencial on line, v. 1, p. 01, 2004. Coautor dos artigos: A relação psicoterapêutica na abordagem fenomenológico-existencial. Análise Psicológica, v. 3, p. 393-397, 2006; O Papel do Idoso nas dinâmicas sociais de realização do ser-no-mundo-com-o-outro. Revista Multidisciplinar de Gerontología, v. 1, p. 7, 2006.