Jornal do Lar Notícias

Portugal é eleito o melhor destino turístico do mundo

Turismo 05/12/2018 às 22:36

Lusos bateram países tradicionais na atração de turistas, como Brasil, EUA, Grécia e Espanha


O santuário de Fátima recebe mais de 9 milhões de turistas por ano. EFE/Paulo Novais

Portugal foi escolhido, pelo segundo ano consecutivo, como o “melhor destino turístico do mundo”, de acordo com os prêmios World Travel Awards. No ano passado, os lusos bateram recorde de visitantes, acolhendo mais de 24 milhões de turistas e crescendo cerca de 12% ao ano.

“É incrível”, disse à EFE a secretária de Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, ao receber o prêmio, um dos mais valorizados no mercado mundial do turismo. “É um prêmio a todos os que trabalham no setor turístico”.

O mais importante para Portugal, segundo a secretária, é que o crescimento não é apenas quantitativo, mas também qualitativo, já que o volume de recursos trazidos para o país já cresceu 11,4% em 2018.

Em 2017, o faturamento do setor turístico português, que representa 10% do PIB nacional, chegou a 15 bilhões de euros. Segundo Ana Godinho, “entre janeiro e outubro deste ano, já é possível observar um aumento de 1,5 bilhão de euros em 2018”.

Concorriam ao prêmio diversos países, como África do Sul, Brasil, Estados Unidos, Grécia, Índia e Espanha, entre outros. Recentemente, os governos português e espanhol têm desenvolvido um programa para “vender” a península ibérica como um único destino.

A ampliação das rotas aéreas entre Portugal e outros países foi um fator marcante para alavancar a entrada de turistas, já que possibilitou a conexão com grandes mercados, como o Brasil, a China e o Japão.

O turismo religioso também é uma aposta para que Portugal continue forte no mercado de viagens, tanto que foi criada uma plataforma para promover destinos como o santuário de Fátima, o Caminho de Santiago ou regiões de grande influência judaica.

Em 2018, o turismo tem crescido em praticamente todas as regiões portuguesas, como Porto, Lisboa, Alentejo, Algarve, Centro ou ilhas.

Fonte: EFE

Publicidade

Comente e Comentaram

Cadastre-se agora e receba as últimas notícias.

Digite seu E-mail abaixo.


Notícias Relacionadas