Jornal do Lar Notícias

Festa do Divino começa no dia 29 e terá missas, shows, tradição e distribuição de comidas

Turismo 19/05/2019 às 09:29

Tudo pronto para a realização da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, uma das maiores celebrações do catolicismo popular no país.


Festa do Divino (Nael Reis)

Apoiada pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcântara, o Festejo inicia no próximo dia 29 de maio com passeata, levantamento do mastro e encontro das Caixeiras do Divino com os músicos. A programação oficial do Festejo segue até o dia 9 de junho.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, diz que “desde o início do primeiro mandato, o governador Flávio Dino tem fortalecido o apoio à cidade, especialmente nos últimos dois anos, esse apoio tem sido fundamental para a realização do nosso tradicional festejo”.

“São R$ 300 mil que garantem a realização tanto das atividades religiosas, quanto culturais do evento, além de garantir a geração de mais renda para a população”, acrescentou.

Embarque melhor

Neste ano, a Festa do Divino contará com mais ações do Governo para dar conforto aos visitantes que participam do evento. Com a Reforma Cais da Praia Grande, em São Luís, a população tem à disposição uma estrutura revitalizada e tranquilidade para acessar as embarcações que levam à cidade.

As empresas que prestam serviço de transporte para a cidade devem colocar embarcações extras durante o período da festa, de acordo com a demanda de passageiros.

“Mesmo com as limitações financeiras decorrentes de crise nacional, nós damos total apoio para realização desta que é uma celebração importante para o calendário religioso do Estado e que atrai visitantes de todos os lugares, dando oportunidade para que a cidade, com forte vocação turística, melhore a movimentação econômica”, enfatizou o secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino.

Segurança

O Governo do Estado também reforçou a infraestrutura de segurança da cidade com reequipamento da frota de viaturas e motocicletas. A Política Militar do Maranhão também já está trabalhando para fechar os últimos detalhes do esquema especial de segurança durante a realização do festejo.

“Já entregamos para a Secretaria de Segurança os detalhes da programação do festejo e a PM se reuniu com o prefeito para discutir a estratégia de reforço do policiamento”, disse a a secretária de Cultura e Turismo de Alcântara, Marcelina Serrão.

Valorização da gastronomia local 


Festa do Divino (Handson Chagas)

O prefeito Anderson destacou a importância do apoio do governo para garantir uma das principais tradições da Festa do Divino: a distribuição de comida e bebida locais para os visitantes.

Com forte tradição na produção de doces de espécie e comida regional, a cidade distribui gratuitamente a produção desses alimentos para os frequentadores das celebrações.

“Todos os participantes da festividade recebem gratuitamente comida, bebida e doces de espécie. O apoio do Governo é fundamental para garantir que os festeiros façam aquisição desses produtos para oferecer à população”, explicou o prefeito Anderson.

Programação 

29/05/2019 (Quarta-feira) 
Descida das caixeiras até o porto ao encontro dos músicos
15h – Passeata e levantamento do mastro do Imperador

30/05/2019 (Quinta-feira da Ascensão) 
05h – Alvorada das caixeiras e músicos, no mastro do Imperador
09h – Missa solene da Ascensão, na Igreja do Carmo com a coroação do Imperador, em seguida, passeata do cortejo pelas ruas da cidade, retornando a casa do Divino
16h – Prisão dos Mordomos

31/05/2019 (Sexta-feira) 
15h – Passeata e levantamento do mastro do Mordomo Régio
20h – Ladainha na Igreja do Carmo

01/06/2019 (Sábado) 
05h – Alvoradas das caixeiras e músicos, no Mastro do Mordomo Régio
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo Régio

02/06/2019 (Domingo do meio) 
09h – Missa Solene na Igreja do Carmo, em seguida cortejo pelas ruas da cidade, com visita do Império aos Mordomos

03/06/2019 (Segunda-feira) 
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita da Mordoma ao Império

04/06/2019 (Terça-feira) 
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30- Visita da Mordoma ao Império

05/06/2019 (Quarta-feira) 
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo Terezo Charles Araújo Garcia ao Império

06/06/2019 (Quinta-feira) 
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo ao Império

07/06/2019 (Sexta-feira) 
16h – Corrida do Boi
19h – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Mordomo

08/06/2019 (Sábado) 
08h – Distribuição de esmolas aos idosos
19h30 – Missa na Igreja do Carmo
21h30 – Visita do Imperador Murilo Cesar Ferreira, aos Mordomos
Show Silvano Salles

09/06/2019 (Domingo de Pentecoste) 
09h – Missa solene na Igreja do Carmo, em seguida passeata com o cortejo pelas ruas da cidade, retornando a casa do Divino
16h30 – Procissão com a Coroa do Divino, retornando a Igreja do Carmo, culminando com a Leitura do “Pilouro”, anunciando os nomes dos sucessores para o Festejo de 2020
Show Mara Pavanelly, Bruno Shinoda e Banda Barba Branca

Fonte: Governo do Maranhão

Publicidade

Comente e Comentaram

Cadastre-se agora e receba as últimas notícias.

Digite seu E-mail abaixo.


Notícias Relacionadas