Jornal do Lar Notícias

Festival do Mercado das Tulhas promove viagem gastronômica pelo Maranhão

Entretenimento 22/08/2019 às 19:41

Apresentando uma nova tendência de eventos gastronômicos do Maranhão, o Festival Mercado das Tulhas ocorrerá de 24 a 28 de agosto, gratuitamente, no Centro Histórico.


Com o tema “Da semente ao sorriso”, o evento promete impulsionar a cultura, o turismo, a arte e a gastronomia maranhense.

O evento gastronômico gratuito reunirá dezenas de chefs locais e de todas as regiões do Brasil. O Festival do Mercado das Tulhas promete unir a troca de conhecimento, apresentação de deliciosos pratos, doces e salgados, bebidas e produtos, tudo a partir da culinária regional do Maranhão.

Espaços do Festival
A programação a ser realizada nos dias do Festival estará distribuída em cinco espaços no Grand São Luís Hotel, no Centro Histórico de São Luís.

Banquete de Palavras – espaço em que acontecerão palestras temáticas e minicursos, abordando desde o comportamento até empreendedorismo;

Minha Feira – é o Mercado das Tulhas, ponto de encontro entre chefs, público do Festival e frequentadores habituais para uma vivência da cultura gastronômica do local;

A Cozinha – neste local, frutas, verduras, legumes, ingredientes locais e vários tipos de carnes se transformarão em verdadeiros banquetes salgados de sabores inusitados, com toque regional, a partir da releitura dos chefs e professores da culinária, de renome regional e nacional;

A Confeitaria – onde os amantes do doce e da massa vão conhecer as tentações do prazer gastronômico por meio de combinações inovadoras e irresistíveis feitas pelos chefs locais e convidados;

No Balcão do Bar – destinado aos maiores de 18 anos, apreciadores de bebidas alcoólicas à base de produtos da terra e artesanais, com um toque de conhecimento como a respeito do negócio e de como encantar o cliente;

Água na brasa – espaço que funcionará na área do parque e churrasqueira, com exploração do peixe, porco, bivalves, aves, defumados e legumes, com técnicas culinárias variadas, misturando ar, terra, fogo e água, respeitando os elementos e a procedência dos ingredientes. O fogo é paixão, um convite para a troca, uma conversa de velhos amigos, para partilhar conhecimentos em espaço onde voltaremos às raízes do cozinhar.

Sobre o Festival do Mercado das Tulhas
O evento é realizado em parceria pelas Secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secma) do Governo do do Maranhão, com o Grand São Luís Hotel, Embrapa Maranhão, Senai, Sebrae, Mercado das Tulhas, Hipperpan, Ceuma, IFMA, Senac, Taguatur, Esquina da Arte, Olívio J. Fonseca e Toca da Lagosta.

O Festival contará ainda com participações especiais de convidados regionais, como quebradeiras de coco, comunidades rurais, e de outros estados, entre eles especialistas no jornalismo gastronômico, além de programação cultural embalada por ritmos – desde o Choro até instrumentos como trombone. O talento e charme do artesanato da Esquina da Arte, além de decorar ambientes do evento também irá fechar o evento, com a Feirinha Criativa, uma linda exposição de artesanato na Rua Portugal, embalada pelo bumba meu boi.

O secretario adjunto da Setur, Hugo Paiva Veiga, ministrará uma palestra no dia 26 de agosto, às 16h, no Grand São Luís Hotel, com o tema ‘Maranhão Terra de Encantos – Panorama do Turismo no Maranhão’.

O coordenador da Associação Maranhense de Artesãos Culinários (AMAC) e do Festival, o chef Júnior Ayoub, explica que o foco permanente do encontro é a valorização do Mercado das Tulhas. “Os feirantes irão receber, às 10h, os convidados do evento para um passeio no mercado visando conhecer a cozinha maranhense tradicional servida nos boxes do Mercado. Às 17h, os especialistas em bebidas estarão por lá para falarem aos presentes sobre o seu trabalho. Para encerrar em clima de festa, a partir das 17h30, começam as atrações culturais indo até 22h”, revelou Ayoub.

A capacitação também é outro eixo desta parceria da AMAC com o Mercado das Tulhas. “Por meio de palestras de boas práticas levamos os feirantes aos nossos restaurantes para orientar quanto ao uso integral dos alimentos, como em relação à casca de camarão, antes jogada fora, e que pode se transformar em caldo de cabeça de camarão. Isso vai melhorar a renda e qualidade de vida deles, agregar valor ao negócio”, explicou o organizador.

A programação completa do Festival do Mercado das Tulhas está disponível pelo link: http://www.turismo.ma.gov.br/programacao-festival-do-mercado-das-tulhas-2019/

Inscrições
A inscrição geral para acesso ao evento pode ser feita pela internet: https://www.sympla.com.br/festival-mercado-das-tulhas__605563

Inscrições para as atividades/oficinas (A Confeitaria, A Cozinha e Banquete de Palavras) serão realizadas por ordem de chegada, no Balcão de Credenciamento, no Grand São Luís Hotel.

SERVIÇO
O quê: III Festival Mercado das Tulhas – Da semente ao sorriso.
Quando: De 26 a 28 de agosto.
Onde: Oficinas, palestras e aulas-show serão no Grand São Luís Hotel, das 8h às 19h, na Rua Dom Pedro II, 299 – Centro; e das 17h30 às 22h, a programação no Mercado das Tulhas, no Centro.

Fonte: Governo do Maranhão


Publicidade

Comente e Comentaram

Cadastre-se agora e receba as últimas notícias.

Digite seu E-mail abaixo.


Notícias Relacionadas