Jornal do Lar Notícias

FMRB realizará Sarau Literário em homenagem a Bandeira Tribuzi

São Luís 04/09/2019 às 21:35

Os versos de Bandeira Tribuzi, eternizados no poema “Louvação a São Luís” e seu legado para a literatura maranhense merecem ser celebrados.


Por isso, na terça-feira (10), a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) realiza um Sarau Literário em homenagem ao poeta, com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Escola de Música Bom Menino das Mercês e a Oficina de Interpretação SLZ.

O evento acontecerá, no Convento das Mercês, em celebração pelos 42 anos da morte de Bandeira Tribuzi, ocorrida em 8 de setembro de 1977. O sarau irá contar com um cortejo teatral pelas dependências do Convento, relembrando a vida e as célebres poesias do escritor.

Segundo o presidente da FMRB, Felipe Camarão, este é apenas o primeiro evento literário do mês de setembro. “Este mês vamos homenagear a vida e obra de Bandeira Tribuzi e Antonio Vieira, duas personalidades importantes da história da literatura maranhense, brasileira e da língua portuguesa. E nada melhor do que começar com um sarau em homenagem a este intelectual maranhense, precursor do Modernismo no Estado”, afirmou o presidente.

Tribuzi foi jornalista, poeta e economista, além de militante e humanista. Dentre suas obras, estão “Rosa da Esperança” (1950), “Safra” (1960), “Sonetos” (1962), “Pele & Osso” (1970) e “Poesias Completas” (1979). Sua escrita inaugurou o Modernismo no Maranhão com a publicação do livro de poesias “Alguma Existência”, em 1948, e suas parcerias literárias o levaram a ser co-fundador do Jornal do Dia, mais tarde rebatizado de O Estado do Maranhão.

O Sarau Literário em homenagem a Bandeira Tribuzi faz parte do projeto “Ó minha cidade, deixa-me viver na tua memória”, lançado em março pela FMRB. Com apoio de artistas locais, da família de Tribuzi e da Academia Maranhense de Letras, o objetivo do projeto é promover a valorização da literatura maranhense e da poesia modernista de Tribuzi. O sarau é gratuito e aberto ao público em geral, com início a partir das 16h.

Serviço:

O quê: Sarau Literário em homenagem a Bandeira Tribuzi;

Quando: Na terça-feira (10), 16h;

Onde: FMRB, Convento das Mercês, Rua da Palma, 502, Desterro, São Luís, MA.

Fonte: Governo do Maranhão

Publicidade

Comente e Comentaram

Cadastre-se agora e receba as últimas notícias.

Digite seu E-mail abaixo.


Notícias Relacionadas