Jornal do Lar Notícias

Ativista Greta Thunberg é escolhida Personalidade do Ano pela Times

Celebridade 11/12/2019 às 12:22
A ativista sueca Greta Thunberg foi indicada Personalidade do Ano de 2019 pela revista Times.


Capa da Revista Time, que escolheu Greta como Personalidade do Ano TIME via REUTERS

A jovem, que completará 17 anos em janeiro e é conhecida por suas falas firmes, tem cobrado ação imediata de autoridades diante do que descreve como uma crise global do clima.

O prêmio foi anunciado um dia após Greta ter sido chamada de “pirralha” pelo presidente Jair Bolsonaro — o que levou a ativista a adotar a mesma palavra na descrição de seu perfil no Twitter. [nL1N28K1H0]

Bolsonaro fez o comentário ao ser perguntado sobre o assassinato, no último final de semana, de dois índios Guajajara, no Maranhão. “Índio? Qual é o nome daquela menina lá? Greta. A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí. Pirralha”, disse, ao falar com jornalistas na saída do Palácio da Alvorada.

A ativista sueca escrevera em sua conta no Twitter que “os povos indígenas estão literalmente sendo assassinados por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal”.

Nesta quarta-feira, Greta discursou uma cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima em Madri e acusou líderes políticos e empresariais de preferirem cuidar de suas próprias imagens a tomar medidas agressivas na luta contra a mudança climática.

“Parece que isso se tornou algum tipo de oportunidade para os países negociarem brechas e evitarem ampliar sua ambição”, disse, sob aplausos.

“Eu ainda acredito que o maior perigo não é a inatividade, o real perigo é quando políticos e CEOs estão fazendo parecer que uma movimentação real está ocorrendo quando, na verdade, quase nada é feito além de contabilidade inteligente e relações públicas criativas.”

Por Barbara Goldberg
Fonte: Reuters
Publicidade

Comente e Comentaram

Cadastre-se agora e receba as últimas notícias.

Digite seu E-mail abaixo.


Notícias Relacionadas